segunda-feira, 28 de abril de 2008

Manchester United: 106 anos de história

Um dos maiores e mais tradicionais clubes de futebol do mundo celebra hoje seu 106º aniversário. Embalado por títulos e grandes conquistas, o Manchester United faz história...

Fundado por operários de uma companhia ferroviária de Lancashire e Yorkshire, em 1878, recebeu inicialmente o nome Newton Heath LYC F.C, vindo a chamar-se Manchester United apenas em 26 de Abril de 1902.

Em mais de 100 anos de história, o Manchester United é o segundo maior vencedor da Premier League com 16 títulos, atrás apenas do Liverpool, que possui 18 conquistas. Clube o qual, mantém o vínculo de maior rivalidade no país. Em 11 oportunidades conquistou a Copa da Inglaterra, ou FA Cup, o mais antigo dos torneios de futebol do mundo. Em duas ocasiões (1992 e 2006), levou a Copa da Liga Inglesa, competição de pouco prestígio no país. Sagrou-se campeão da Supercopa da Inglaterra 16 vezes.

No hall de títulos internacionais, dois títulos da Liga dos Campeões. O primeiro em 1968, 4 x 1 no Benfica de Eusébio, conduzido por Bobby Charlton, George Best e companhia, e o segundo, 2 x 1 contra o Bayern de Munique em uma partida memorável , no fantástico ano de 1999, ano em que conquistou a tríplice coroa e o Mundial Interclubes derrotando o Palmeiras na final. Em 1991, levou a Recopa e Supercopa Européias.

Entre tantas conquistas e um legado invejável, o clube inglês tem uma página triste em sua épica e longeva história de vida. A tragédia de Munique em 1958...

Em vôo de volta da cidade de Munique, em 6 de Fevereiro de 1958, parte da geração mais promissora do futebol inglês foi vitimada pela queda do avião que trazia a delegação do clube. No total de 23 mortos, 8 eram jogadores, dois membros da comissão técnica e um dirigente. A tragédia mudaria a identidade do Manchester para sempre. Grandes promessas da época como Edwards, Whelan e Bent morreram no acidente. Matt Busby, técnico da equipe na época, reestruturou o futebol do Manchester espelhando-se nos grandes craques do Brasil que dominavam e encantavam multidões de fãs: Garrincha, Zagallo, Pelé, Vavá e Didi. O Manchester reergueu-se... Os responsáveis? Denis Law, Bobby Charlton e George Best...

Largando um pouco a história e viajando aos dias de hoje, na terça-feira, o Manchester tem a chance de tornar a festa dos 106 anos mais que perfeita. No "Teatro dos Sonhos", como diria Bobby Charlton, os Red Devils recebem o Barcelona pelo último e decisivo jogo das semi-finais da Champions League. No primeiro confronto no Camp Nou, com direito a pênalti desperdiçado por Ronaldo, o jogo não saiu do zero.

Ambos clubes lutam pela 3ª conquista do título continental. Barcelona levou em 1992, 1 x 0 contra a Sampdoria, e em 2006, na final contra o Arsenal, 2 x 1.


Jonathas Souza

4 comentários:

Dahan disse...

Boa cara, ensinando um pouco de Manchester para a galera !

Unknown disse...

Nossa , apesar de não gostar deste time que foi citado, não posso deixar de concordar que realmente este time é se não o melhor time no momento um dos , seu titulo conquistado em cima do Chelsea foi com méritos pois , o Manchester tem uma postura em campo que poucos tem .
Você percebe esta postura em seus jogos , Anderson no Gremio quase atacante , hoje "kbça de bagre" rs..
bem leke , como sempre seu texto muito bem escrito e bem colocado citando a história deste grande time .

Renan Moura disse...

Caraca!!! Esse cara é foda!!!!
História do Manchester, nem o PVC sabe disso tudo!!! rsrsrs

Abs

Beto disse...

issaê...Manchester ;)