quinta-feira, 27 de março de 2008

Futebol e violência, combinam?

FUTEBOL E VIOLÊNCIA, COMBINAM?

Ingratamente, o futebol vem sendo comparado à esportes como rugby, futebol americano, basquete. Esportes em que o contato físico entre os atletas é muito superior ao futebol. O por quê disso? Talvez as recentes lesões sofridas pelos atletas possam responder...

No Brasil, duas “vítimas” nem tão “vítimas” assim da crescente violência no esporte, Renato Augusto, meia do Flamengo, e Dodô, atacante do Fluminense, sofreram afundamentos na face. Na Europa, a fratura sofrida pelo brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, atacante do Arsenal, colocou novamente em discussão pública a exaustiva altercação ideológica sobre a questão.

Com intrepidez, o presidente da instituição máxima do futebol, Joseph Blatter esboçou uma possível forma de conter as jogadas perigosas. O tempo de recuperação do jogador que sofre a lesão, determinará o tempo de suspensão ao “agressor”. Algo não muito responsivo. Em recente declaração, o atacante do Manchester United, Cristiano Ronaldo, disse que estaria a considerar a possibilidade de parar de driblar com medo das possíveis entradas dos adversários.

É extremamente ridículo a arte do futebol decair por causa de entradas duras. O temor de uns e o despreparo técnico de outros, põe em xeque o futebol bonito, as belas jogadas, os bons jogadores. A própria integridade física dos que participam diretamente do espetáculo entre as quatro linhas é involuntariamente incluída no conjunto de retrocessos constantemente oferecidos ao futebol!

Mais do que conseqüente, resta-nos a mais que possível espera pela conscientização dos próprios esportistas à respeito da maneira contundente e freqüente que lesões, até então extremamente atípicas, vem acontecendo de maneira corriqueira no futebol.

Jonathas Souza

2 comentários:

Unknown disse...

Bem,seus textos estão melhorando muito cara, estou gostando de ver suas frases bem construídas.
Seus argumentos são bastante contundentes com o que se discute hoje em dia , concordo com algumas coisas.
O ilustrissimo senhor blater não sabe nem o que ele deve ter comido na noite anterior , como ele pode sugerir algo do tipo .
bem punição deve existir e muito bem feita,não fazer por clamor popular .
Noix que ta mano
kkk
não poderia faltar isso .

Unknown disse...

Nossaaaaaaaaa...

eh muito intelectual esse guri... ^^
escolhi bem...rs

pena q vou ser trocada pelo futebol =(

nhaaaaaaaaaaaaa...xD

te amo, kbçudo!

beeeeeeeeijo